Colunista / [email protected]
Publicado em 9 de fevereiro de 2026 às 20:43
No próximo dia 15 de março, Belém será palco da tradicional Corrida da Cooperação - 2026, iniciativa do Sistema OCB/PA em parceria com as cooperativas Sicredi Norte, Sicoob Cooesa, Sicoob Primavera, Sicoob Coimppa, Unimed Belém, Uniodonto Belém, Cresol, Coofarmi, Cooenfi, Cooprima e Coopercon e o apoio da Prefeitura de Belém, da Federação Paraense de Atletismo, da Academia Health Fit e da Clínica Harmonic. O evento abrirá, oficialmente, o calendário de ações do Dia de Cooperar (Dia C) no Estado e reafirma o compromisso do cooperativismo com a promoção da saúde, da solidariedade e do desenvolvimento social.
>
As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira, 10/02, a partir das 12h e encerrará no dia 10 de março ou enquanto houver vagas disponíveis. Para se inscrever, acesse o link https://pscronos.com.br/#/evento/corrida-da-cooperacao-2026, além da doação de cinco quilos alimentos que serão entregues no momento da retirada do kit. A retirada do kit, acontecerá nos dias 13 e 14 de março, em dois pontos: No Sistema OCB/PA, localizado na Av. Visconde de Souza Franco, nº 567, bairro do Reduto, das 9h às 17h e na Unipharmi localizada na Tv. Alferes Costa, nº 2656, esquina com a Duque de Caxias, das 9h às 21h.
>
O kit do participante incluirá camisa oficial do evento, boné da cooperativa de crédito Sicoob, que promove inclusão financeira e desenvolvimento local; sachê de mel da cooperativa de agricultura familiar Cooprima, localizada no município de Primavera; biscoito da panificadora Umarizal e um vale de acesso livre por 7 dias à academia Health Fit. Além disso, todos os participantes receberão medalha de participação, e os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus, valorizando o desempenho e o espírito esportivo dos atletas.
>
As categorias premiadas serão Feminino Geral, Masculino Geral, 60+ feminino, 60+ masculino e Pessoa com Deficiência (PCD), sendo para a categoria PCD obrigatório a apresentação, no momento da chegada, de laudo atualizado que comprove a condição, juntamente com documento de identificação.
>
Já consolidada no calendário esportivo e social da capital paraense, a Corrida da Cooperação reuni atletas profissionais, amadores, cooperados, colaboradores de cooperativas e a comunidade em geral, no Portal da Amazônia para um percurso de 5 km e 10 km.
>
Além do incentivo à prática esportiva e à qualidade de vida, a ação tem um forte viés solidário. Tradicionalmente, o evento mobiliza participantes para a arrecadação de alimentos, que são destinados a instituições sociais, ampliando o impacto positivo do cooperativismo na sociedade paraense.>
A edição 2026 promete manter a tradição de engajamento e participação popular, fortalecendo a presença do cooperativismo nas ruas de Belém e aproximando ainda mais a população do propósito cooperativista: trabalhar juntos por uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
>
A concentração dos participantes está marcada para 5h30, com largada da corrida de 10 km às 6h e largada do percurso de 5 km às 6h30, tendo o Portal da Amazônia como ponto de largada e chegada. Ao longo dos trajetos, os atletas contarão com pontos de apoio e hidratação a cada 2 km.
>
O percurso de 10 km sairá do Portal da Amazônia e seguirá pela Rua dos Mundurucus, Rua José Bonifácio, Avenida Conselheiro Furtado, Praça Amazonas, Rua Cesário Alvim, Avenida Bernardo Sayão, retornando ao Portal da Amazônia. Já o percurso de 5 km, novidade desta edição, também terá início no Portal da Amazônia, passando pela Rua dos Mundurucus, Travessa Tupinambás, Avenida Conselheiro Furtado, Praça Amazonas, Rua Cesário Alvim e Avenida Bernardo Sayão, finalizando no ponto de partida.
>
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a Corrida da Cooperação reforça o papel transformador do cooperativismo junto à sociedade. "Iniciativas como o Dia C mostram, na prática, a força da união, da intercooperação e do compromisso social. É o cooperativismo promovendo qualidade de vida, bem-estar e inclusão, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária e equilibrada", afirma.
>
No Pará, desde 2014, mais de 150 mil pessoas já foram diretamente beneficiadas por meio de projetos cooperativistas, nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, esporte, cultura e assistência social. De acordo com a organização, para este ano, a expectativa é superar a quantidade de alimentos arrecadados em 2025 em Belém, que foram de 12 toneladas. Os alimentos arrecadados serão destinados às instituições sociais: Creche Lar Cordeirinho de Deus, no bairro de São Brás, em Belém, que atende crianças de famílias em situação de vulnerabilidade; Creche Professora Edelburga Queiroz, em Icoaraci, que atende filhos de catadores de materiais recicláveis e moradores da comunidade; e o Projeto Anjos da Guarda, no bairro do Tapanã, em Belém, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
>
Parágrafo>