Em Belém, Sesc assume gestão da Praça Waldemar Henrique e celebra Dia Mundial da Limpeza, com programação cultural e ambiental

Evento reúne voluntários, apresentações artísticas e ações de sustentabilidade

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 22:59

A Praça Waldemar Henrique será um local de encontro e mobilização 
A Praça Waldemar Henrique será um local de encontro e mobilização  Crédito: Foto Divulgação 

Nesse sábado, 20, a Praça Waldemar Henrique, recentemente assumida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará, pelo Programa Praça Viva da Prefeitura de Belém, será palco da primeira grande ação, sob a administração do Sesc. Em parceria com o Instituto Limpa Brasil, a praça receberá o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), maior movimento ambiental coletivo do planeta, que reúne milhões de voluntários, em mais de 200 países, para combater o descarte inadequado de resíduos e estimular a sustentabilidade.

A ação reforça o compromisso do Sesc com a cidadania e a preservação ambiental, transformando a praça em um ponto de encontro, não somente para a sustentabilidade, mas para cultura, lazer e conscientização.

A Diretora Regional do Sesc no Pará, HeloivaTávora, destaca a relevância da iniciativa: “Este é um marco para Belém, pois alia a nossa gestão da Praça Waldemar Henrique à um movimento global de conscientização ambiental. Ao assumir o espaço, o Sesc reforça seu compromisso social com a sustentabilidade, promovendo ações que dialogam com a comunidade, fortalecendo parcerias e contribuindo para uma cidade mais organizada, saudável e acolhedora. Nosso objetivo é transformar esse patrimônio em um espaço vivo de cultura, cidadania e educação ambiental.”

Heloísa Távora, Diretora Regional do Sesc no Pará 
Heloísa Távora, Diretora Regional do Sesc no Pará  Crédito: Foto Acervo Pessoal 

Em 2024, mais de 618 mil brasileiros participaram da campanha, resultando na remoção de 1.256 toneladas de resíduos em todo o país. Este ano, a mobilização em Belém contará com uma programação diversificada, que alia mutirão de limpeza, atividades culturais e educativas, feira de economia criativa e ações sociais.

Além de ser o ponto de encontro da mobilização, a Praça Waldemar Henrique receberá uma programação especial que começa às 8h, com a recepção dos voluntários ao som do Carimbó de Luizinho Lins e uma apresentação de dança regional com o Grupo de Idosos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) do Sesc. Às 9h, os participantes poderão se alongar em um aulão coletivo, antes de seguirem em cinco rotas de coleta de resíduos pela cidade. A triagem do material recolhido acontece às 10h30, e a partir do meio-dia a festa continua com apresentações do Arraial do Pavulagem e do Batalhão Estrela, encerrando às 13h.

Durante toda a manhã, a praça terá ainda Feirinha de Economia Criativa com a Artepam, a presença da BiblioSesc, coleta solidária de alimentos com o Programa Sesc Mesa Brasil, além de estações de compostagem urbana, plantio de mudas, mural artístico coletivo e tendas de hidratação.

Parágrafo