FERA – Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia valoriza narrativas locais e abre espaço para jovens talentos da região Norte, fortalecendo a produção audiovisual da nossa região.

Etapa presencial ocorre neste final de semana, pela primeira vez em Belém.

Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 00:32

O FERA premiará os melhores roteiros nas categorias Longa Ficção, Longa Documentário, Série Ficção, Série Documental, Curta Ficção e Curta Documentário, além de conceder troféus e menções honrosas a projetos de destaque
O FERA premiará os melhores roteiros nas categorias Longa Ficção, Longa Documentário, Série Ficção, Série Documental, Curta Ficção e Curta Documentário, além de conceder troféus e menções honrosas a projetos de destaque Crédito: Foto João Alberto Dias

Pela primeira vez, Belém recebe uma nova edição do FERA — Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia, reunindo roteiristas de todos os Estados da região Norte. O evento busca valorizar e impulsionar o talento local, promovendo a qualificação de roteiros originais que retratam a Amazônia, suas culturas, histórias e diversidade. O FERA é uma iniciativa estratégica criada pela Duda Filmes, contemplada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura. O festival se posiciona como um laboratório de storytelling, em português contar histórias, e um evento estruturante de mercado para a região.

Com formato híbrido — combinando atividades online e encontros presenciais — o festival oferece oficinas, laboratórios e mentorias conduzidos por profissionais experientes do mercado audiovisual. A programação presencial, aberta ao público, ocorre neste final de semana, a partir desta sexta-feira, prosseguindo nesse sábado e domingo, no Museu da Imagem e do Som, instalado no Centro Cultural Palacete Faciola, e na Casa da Linguagem, com atividades abertas e gratuitas ao público.

Parágrafo

Parágrafo