Pessoas disputam pedaços da corda do Círio de Nazaré após corte precoce

Corda, símbolo tradicional do Círio, foi cortada antes dos 2 km de percurso, gerando cenas de disputa entre pessoas

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 10:29

Corda, símbolo tradicional do Círio, foi cortada antes dos 2 km de percurso, gerando cenas de disputa entre devotos
Corda, símbolo tradicional do Círio, foi cortada antes dos 2 km de percurso, gerando cenas de disputa entre devotos Crédito: Roma News

Neste domingo(12), durante o Círio, um vídeo ao mostrou diversas pessoas disputando pedaços da corda que puxa a berlinda, cortada antes de completar o percurso oficial. A corda, símbolo importante da devoção, foi cortada quando ainda faltava mais de 1 km para o destino final.

A corda que puxa a berlinda da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é um dos maiores símbolos da festa e, todos os anos, a organização faz campanhas alertando os devotos para que ela não seja cortada antes da chegada ao destino final. No entanto, é comum que algumas pessoas queiram guardar um pedaço como lembrança, mesmo antes do término do percurso.

No vídeo, é possível ver fiéis disputando pedaços da corda logo após o corte precoce, gerando pequenas confusões e correria entre os participantes. Apesar da situação, a berlinda seguiu seu trajeto normalmente, acompanhada por milhares de devotos ao longo do percurso.

O episódio serve como alerta sobre a importância de respeitar as tradições e a organização do Círio, preservando o simbolismo da corda para todos que acompanham a festa.

Todas as informações sobre o Círio 2025 podem ser acompanhadas no portal Roma News.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).