Saúde Íntima e Bucal: O que você precisa saber antes de cair na folia

Especialistas reforçam a importância da prevenção contra ISTs, higiene íntima e atenção à saúde bucal, especialmente com o aumento do número de beijos durante a festa

Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 18:42

Saúde Íntima e Bucal: O que você precisa saber antes de cair na folia
Saúde Íntima e Bucal: O que você precisa saber antes de cair na folia Crédito: Divulgação

O Carnaval é tempo de alegria, encontros e muita descontração. Mas, entre os confetes e serpentinas, é importante lembrar que a saúde não tira folga. Com o aumento do contato físico, beijos e relações casuais, os cuidados com a saúde íntima e bucal merecem atenção especial durante o período da folia.

A ginecologista da Hapvida, Vitória Cardoso, destaca que o Carnaval é um momento em que a exposição a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aumenta consideravelmente. “É fundamental que o uso de preservativos, tanto o masculino quanto o feminino, seja prioridade. Além disso, ambientes úmidos e abafados, como abadás e fantasias justas, podem favorecer infecções vaginais”, orienta a médica.

Ela também alerta para sinais que não devem ser ignorados após os dias de festa como coceira, dor, corrimento ou desconforto íntimo, todos são indicativos de que é hora de procurar um profissional. “A saúde íntima está diretamente ligada à imunidade. Sono desregulado, má alimentação e consumo excessivo de álcool também favorecem desequilíbrios no organismo”, completa.

SAÚDE BUCAL

Mas não é só a saúde íntima que requer atenção. O beijo, símbolo de afeto e também um dos protagonistas do Carnaval, pode ser porta de entrada para problemas de saúde bucal.

Segundo a dentista da Hapvida,Suyana Carneiro, é durante as festas que aumentam os casos de herpes labial, gengivites e transmissão de bactérias e vírus. “O beijo pode transmitir herpes simples tipo 1, mononucleose e até sífilis, que também tem manifestação bucal. Manter a escovação em dia, hidratar-se bem e evitar o compartilhamento de copos são atitudes fundamentais”, explica.

Além disso, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e alimentos açucarados contribui para o acúmulo de placa bacteriana e mau hálito. “Muita gente esquece a higiene bucal entre um bloco e outro, mas o ideal é andar com fio dental e enxaguante bucal na bolsa. São hábitos simples que fazem a diferença”, diz a dentista.

“É possível sim curtir a folia com responsabilidade e saúde. Com atitudes preventivas e atenção ao corpo, o Carnaval pode ser leve, seguro e muito mais divertido”, finaliza.