Anvisa proíbe venda de whey, cúrcuma, chá verde e creatina; entenda

Operações revelam fabricação ilegal e falsificação de rótulos em suplementos vendidos no país.

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 22:02

Anvisa suspende suplementos -
Anvisa suspende suplementos - Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da fabricação, comercialização, propaganda e uso de diversos suplementos alimentares considerados irregulares. Os produtos estavam sendo produzidos clandestinamente, sem qualquer registro, notificação ou autorização legal exigida pelos órgãos de controle.

Entre os itens apreendidos estão os suplementos Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática, fabricados pela empresa Verde Flora Produtos Naturais Ltda. Segundo a Anvisa, os produtos estavam sendo anunciados como suplementos alimentares, mas nunca passaram pelos processos legais de regularização.

A mesma empresa já havia sido alvo de uma operação conjunta entre a Anvisa e a Vigilância Sanitária em agosto deste ano, que resultou na interdição de um galpão utilizado para a produção clandestina dos produtos.

Além disso, uma ação recente conduzida pela Vigilância em Saúde do município de Americana (SP) e pela Polícia Civil também resultou na proibição e recolhimento de suplementos de outra origem suspeita. Entre os produtos suspensos estão Creatine Powder 100% Pure, Muscle Supp Suplementos, Whey Gourmet e Nitro Way 3W.

Com informações da CNN Brasil