Bacon, salsicha e presunto são tão cancerígenos quanto cigarro; diz OMS

Duas fatias de bacon podem aumentar em cerca de 18% o risco de câncer colorretal.

Publicado em 22 de julho de 2025 às 15:26

Bacon
Bacon Crédito: Reprodução

As carnes processadas, como salsicha, bacon e presunto, foram classificadas como carcinogênica para humanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

Os alimentos foram incluídos no Grupo 1, o mesmo do tabaco e do álcool, o que indica que há evidência científica suficiente de que seu consumo frequente pode causar câncer, principalmente colorretal.

De acordo com estudos, ingerir diariamente 50 gramas de carne processada, o equivalente a duas fatias de bacon, aumenta em cerca de 18% o risco de câncer colorretal.

Além do câncer colorretal, esse tipo de alimento também tem sido relacionado ao aumento de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e outros tipos de câncer, como os de estômago, próstata e pulmão.

Diante dessas evidências, instituições de saúde recomendam limitar o consumo de carnes processadas ou, sempre que possível, evitá-las. A orientação é substituí-las por opções mais saudáveis, como carnes magras, peixes, leguminosas e vegetais. O objetivo é reduzir os riscos à saúde associados a hábitos alimentares que envolvem alimentos ultraprocessados ou com alto teor de conservantes.