Bandeira verde reduz custo da energia elétrica em janeiro de 2026

Decisão da Aneel elimina cobrança adicional nas contas de luz e reflete melhora nas condições de geração no país

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 18:49

Aneel rebaixa bandeira tarifária para verde -
Aneel rebaixa bandeira tarifária para verde - Crédito: Divulgação 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária aplicada às contas de luz será verde em janeiro de 2026. Com a mudança, os consumidores não terão cobrança extra no valor da energia elétrica no primeiro mês do próximo ano.

A definição representa uma redução em relação aos meses anteriores. Em dezembro, vigorou a bandeira amarela, que acrescentou um valor adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já em novembro, o custo foi ainda maior, com a aplicação da bandeira vermelha no patamar 1, que elevou a conta em R$ 4,46 a cada 100 kWh.

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinal ao consumidor sobre as condições de geração de energia no país. Quando a produção se torna mais cara, especialmente em períodos de menor disponibilidade de fontes mais baratas, como as hidrelétricas, o valor extra é repassado automaticamente às contas. Com a bandeira verde, esse acréscimo deixa de existir, indicando um cenário mais favorável para o setor elétrico.

Fonte: g1.globo