BC registra 422 reclamações ao Banco Master ligadas a fraude; diz jornal

Os dados são de um levantamento feito via Lei de Acesso à Informação ao Banco Central.

Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 10:14

Banco Master -
Banco Master - Crédito: Divulgação

O Banco Central registrou pelo menos 422 denúncias de fraudes ligadas ao Banco Master, instituição alvo de operação da Polícia Federal (PF) que resultou na prisão temporária em novembro do dono da entidade financeira, Daniel Vorcaro. A informação é do portal R7.

Os dados são de um levantamento feito via Lei de Acesso à Informação ao Banco Central. Segundo informações apuradas pela reportagem, o sistema Sistema de Registro de Demandas do Cidadão (RDR ) notificou, entre janeiro de 2018 e dezembro deste ano, uma reclamação específica ligada a Daniel Vorcaro, e 422 ligadas à palavra-chave “fraude”.

O jornal afirma ainda que solicitou o detalhamento dessas denúncias, no entanto, o Banco Central disse que o acesso não pode ser concedido, “pois tais informações são protegidas por sigilo”.

Entenda

Em 18 de novembro, a Polícia Federal deflagrou a operação Compliance Zero, que resultou na prisão do dono da instituição, Daniel Vorcaro, e no afastamento do antigo presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa. Após dez dias preso, Vorcaro foi solto por decisão da Justiça Federal de Brasília.

O objetivo principal da operação da PF foi apurar a transferência de R$ 17 bilhões do BRB para o Banco Master pela aquisição de ativos sem prévia avaliação técnica sobre o valor desses títulos adquiridos.

O processo de aquisição da entidade não progrediu porque o Banco Central travou as negociações, e o jornal solicitou documentos que avaliavam a negociação e justificassem a transferência de R$ 17 bilhões para o Master. Em resposta, contudo, o banco público disse que os documentos são sigilosos.

Fonte R7 .com