Bolsonaro recorre de condenação no STF e fala em equívocos

O prazo para a manifestação encerrava nesta segunda-feira (27).

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 21:04

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República -
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com embargos de declaração contra decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que o condenou a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista. O prazo para a manifestação encerrava nesta segunda-feira (27).

No documento, com 85 páginas, os advogados do ex-presidente falam sobre condenação injusta, com “contradições e omissões”, e ressaltam que os embargos podem “permitir que erros e equívocos sejam corrigidos”.

Os advogados de Bolsonaro também solicitaram a redução nas penas impostas ao ex-presidente. “A larga diferença entre as porções de aumento da pena na primeira fase e a diminuição na segunda fase saltam aos olhos. Não se trata de um cálculo usual de aumento das penas, mas de uma forma desorganizada, ilógica e, portanto, ilegal”, alega a defesa.

Bolsonaro foi condenado em 11 de setembro pela Primeira Turma do STF, por 4 votos a 1. Essa foi a primeira vez na história que um ex-presidente do Brasil foi condenado por crimes contra a democracia.