Brasil aprova 1ª vacina de dose única contra a dengue

N o entanto, ainda não há data definida para a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Publicado em 26 de novembro de 2025 às 13:48

N o entanto, ainda não há data definida para a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
N o entanto, ainda não há data definida para a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Crédito: Walterson Rosa/MS

A Anvisa aprovou a Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. Produzida pelo Instituto Butantan, ela será aplicada inicialmente em pessoas de 12 a 59 anos e já tem mais de 1 milhão de doses prontas para distribuição.

Os estudos clínicos apontaram alta eficácia: 74,7% contra casos gerais da doença, 91,6% contra formas graves e 100% contra hospitalizações. A proteção se manteve por pelo menos cinco anos, com eventos adversos em geral leves, como dor no local da aplicação e dor de cabeça.

A produção nacional é vista como um diferencial estratégico, por facilitar o acesso e a expansão da vacinação em todo o país. O Butantan também firmou parceria com a empresa chinesa WuXi, o que pode elevar a oferta para cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

A vacina inclui os quatro sorotipos do vírus e se mostrou segura tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas. Mais de 16 mil voluntários, de 14 estados, participaram dos testes.

Ainda não há data definida para a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Anvisa já autorizou novos estudos para avaliar o imunizante em idosos de 60 a 79 anos, e há expectativa de futura expansão para crianças, após análise de dados adicionais.

Com informações do G1