Brasileira é presa em Portugal acusada de envenenar cinco filhos

Foragida desde o início de 2024, Gisele Oliveira, de 40 anos, foi localizada em Coimbra após mandado internacional; crimes ocorreram em Minas Gerais.

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 10:48

Foto
Foto Crédito: Reprodução

A brasileira Gisele Oliveira, de 40 anos, que estava foragida da justiça, foi presa nesta terça-feira (5) em Coimbra, Portugal, acusada de ter envenenado e matado cinco filhos ao longo de 15 anos. A captura foi realizada pela Polícia Judiciária portuguesa, com apoio da Europol e da Interpol, após a emissão de um mandado internacional.

Segundo o jornal Correio da Manhã, Gisele vivia no país europeu desde maio deste ano, ao lado de um companheiro brasileiro que atua na construção civil. Ainda de acordo com as autoridades, a mulher resistiu à prisão.

Ela será ouvida nesta quarta-feira (6) por um juiz do Tribunal da Relação de Coimbra, que deverá definir as medidas cautelares enquanto aguarda a extradição ao Brasil. No país de origem, Gisele pode enfrentar uma pena acumulada de até 154 anos de prisão.

As investigações apontam que Gisele teria administrado altas doses de sedativos a cinco dos seus filhos, entre 2008 e 2023, causando a morte das crianças por problemas de saúde decorrentes do envenenamento. Os crimes ocorreram no estado de Minas Gerais, geralmente à noite, na casa onde a família morava.

As mortes ocorreram em três períodos distintos: duas crianças em 2010, duas em 2019 e uma em 2023. Foi a mãe de Gisele, avó das vítimas, quem procurou as autoridades e fez a denúncia que desencadeou as investigações no Brasil.

Assim que soube da acusação, Gisele fugiu do país e passou a ser considerada foragida internacional.