Cidades do RS ficam alagadas após chover em 2h o esperado para todo o mês de novembro

Além disso, uma nova frente fria está prevista para segunda-feira, 4, que deverá intensificar as condições climáticas.

Publicado em 3 de novembro de 2024 às 13:51

Ruas amanheceram alagadas - 
Ruas amanheceram alagadas -  Crédito: Reprodução

Uma forte frente fria atingiu o Rio Grande do Sul neste sábado, 2, trazendo chuvas intensas e alagamentos em diversas cidades. Em Jaguarão, no Sul do estado, o volume de chuva chegou a 80 mm em cerca de duas horas, quase atingindo a média prevista para o mês de novembro, que é de 95 mm. A precipitação intensa deixou várias ruas alagadas, trazendo transtornos aos moradores.

Outro município afetado foi Arroio Grande, também no Sul do estado, onde as chuvas causaram alagamentos e atingiram 14 residências, embora, felizmente, não haja relatos de desabrigados ou desalojados.

De acordo com a Climatempo, a frente fria está se afastando neste domingo, 3, mas o tempo continuará instável em todas as regiões do estado. Previsões indicam chuva forte acompanhada de raios e ventos de até 60 km/h em várias áreas, incluindo o Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral, Serra, Norte e Noroeste. Além disso, uma nova frente fria está prevista para segunda-feira, 4, que deverá intensificar as condições climáticas, com risco de temporais, especialmente em áreas próximas à fronteira com o Uruguai.

Essas chuvas chegam seis meses após outra série de temporais intensos que impactaram gravemente o estado em maio. Na época, 478 dos 497 municípios gaúchos relataram danos à Defesa Civil, resultando em 183 mortos e 27 feridos.