Publicado em 15 de agosto de 2024 às 13:06
Na manhã desta quinta-feira, 15, cinco pessoas morreram após a queda de um avião bimotor King Air, em uma fazenda localizada na zona rural de Apiacás, próximo ao Rio Teles Pires, região conhecida como ‘Paredão’, a 1.005 km de Cuiabá. As vítimas são o empresário Arni Alberto Spiering, 70 anos, dois netos dele, um funcionário e o piloto.
Segundo informações da Polícia Civil, Arni estava hospedado na Pousada Amazônia Fishing Lodge, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará, há dois dias. Nesta quinta, 15, o empresário saiu do local para voltar para casa logo no início da manhã, quando ocorreu o acidente.
Ainda segundo a PF, a aeronave explodiu no momento da queda, ocorrida em uma área de mata, a 80 quilômetros da cidade. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Força Aérea Brasileira, foi acionado para investigar as causas do acidente.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, e a situação era regular. O avião estava registrado no nome do empresário Arni Spiering, que era dono de uma empresa de sementes no estado e ex-presidente do União Rondonópolis (MT).
O CENIPA informa que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, nesta quinta-feira, 15, para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo uma aeronave, sem identificação de matrícula até o presente momento, no município de Apiacás (MT).
Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.