CNBB defende democracia e alerta para 'graves retrocessos' no Brasil

Entidade afirma que o ano de 2025 foi marcado por "profundas tensões e retrocessos sociais"

Agência Brasil

[email protected]

Publicado em 1 de janeiro de 2026 às 16:00

CNBB também aponta avanços, como fortalecimento do SUS -
CNBB também aponta avanços, como fortalecimento do SUS - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou "grave preocupação" com alguns retrocessos no campo da ética e do cuidado com os pobres. A Carta de Ano-Novo de lideranças católicas foi publicada na última segunda-feira (29).

Sobre a democracia no país, a entidade afirma que o ano de 2025 foi marcado por "profundas tensões e retrocessos sociais" que fragilizaram a confiança nas instituições.

“No âmbito da convivência democrática, o ano de 2025 foi marcado por profundas tensões e retrocessos sociais, que deixaram feridas abertas no tecido social. Algumas experiências fragilizaram seriamente a confiança nas instituições e desafiaram as pessoas de boa vontade, que acreditam numa sociedade mais justa e fraterna”, diz a mensagem.

Para a entidade, a democracia é um "patrimônio do povo brasileiro" que exige cuidado, diálogo e respeito aos freios e contrapesos institucionais.

“A democracia, com sua exigência de diálogo, suas instituições, seus freios e contrapesos, é patrimônio do povo brasileiro e precisa de cuidado e promoção. Embora imperfeita, ela é terreno fértil onde a justiça e a verdade podem se abraçar (cf. Sl 85,10) e florescer.”

A entidade defende que a nação deve reencontrar o caminho da pacificação, do diálogo e do respeito mútuo.