Coração doado por bebê de 3 meses chega a São Paulo para transplante pediátrico

A receptora do transplante é uma bebê de 1 ano diagnosticada com uma síndrome rara e grave

Publicado em 4 de fevereiro de 2026 às 18:19

A receptora do transplante é uma bebê de 1 ano diagnosticada com uma síndrome rara e grave.
A receptora do transplante é uma bebê de 1 ano diagnosticada com uma síndrome rara e grave. Crédito: Reprodução

Um coração doado por um bebê de apenas 3 meses chegou, nesta quarta-feira (4/2), ao Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, onde será realizado um transplante em uma criança de 1 ano. O procedimento acontecerá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A captação do órgão mobilizou uma operação aérea na manhã desta quarta. A equipe médica partiu de São Roque, no interior paulista, fez uma parada em Jaú e realizou a retirada do coração na Santa Casa da cidade. Em seguida, o órgão foi transportado até a capital.

A receptora do transplante é uma bebê de 1 ano diagnosticada com uma síndrome rara e grave. Atualmente, a criança sobrevive com o auxílio de um coração artificial enquanto aguarda o transplante.

Procurado, o InCor não divulgou detalhes sobre a cirurgia. O transporte do órgão contou com apoio do Programa TransplantAR, iniciativa que conecta proprietários e operadores de aeronaves particulares à logística de transplantes. O programa é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e o governo do Estado de São Paulo.