Damares divulga lista de igrejas e pastores citados na CPI do INSS após polêmica com Malafaia; entenda

A divulgação ocorreu após o pastor Silas Malafaia publicar um vídeo nas redes sociais cobrando explicações da senadora

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 14:06

Senadora Damares Alves (Republicanos DF
Senadora Damares Alves (Republicanos DF Crédito: Saulo Cruz/Agência Brasil

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quarta-feira (14), uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação, convite ou transferência de sigilo apresentados na CPMI do INSS, comissão que investiga fraudes em descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas.

A divulgação ocorreu após o pastor Silas Malafaia publicar um vídeo nas redes sociais cobrando explicações da senadora. A reação veio depois de Damares afirmar que grandes igrejas e pastores estariam sendo investigados por possível ligação com o esquema de fraudes no INSS, o que gerou forte repercussão entre lideranças religiosas.

Segundo a senadora, todos os requerimentos apresentados na comissão têm como base indícios encontrados em documentos oficiais, como Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e informações da Receita Federal. Ela destacou que as citações não significam acusações formais, mas fazem parte do processo de apuração conduzido pela CPMI.

Veja a lista completa

Igrejas com pedido de transferência de sigilo:

• Adoração Church;

• Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;

• Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);

• Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Pastores citados nos requerimentos:

• Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso, para comparecer à CPMI;

• Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso;

• Convocação de André Machado Valadão para prestar depoimento;

• Pedido de transferência de sigilo de André Machado Valadão;

• Convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso;

• Convite a André Fernandes, líder religioso.

De acordo com a CPMI, alguns desses pedidos já foram aprovados, enquanto outros ainda dependem da análise dos membros da comissão.

Entre os nomes citados está o pastor Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Ao justificar o convite para prestar esclarecimentos, o senador Rogério Correia (PT-MG) afirmou que a oitiva é “essencial para identificar a proximidade do líder religioso com os envolvidos no escândalo e compreender a possível participação do grupo Golden Boys em instituições religiosas e financeiras”.

Entenda o caso

A polêmica teve início após entrevista concedida por Damares ao SBT News, no último domingo (11). Na ocasião, a senadora afirmou que a CPI vem identificando a participação de igrejas nos esquemas de fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS.

“Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘Não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”, declarou.

Em seguida, Damares afirmou que grandes instituições religiosas já aparecem nos levantamentos da comissão. “Grandes igrejas no Brasil estão sendo apontadas na CPMI do INSS. E isso me machuca muito”, completou.

As declarações provocaram críticas de lideranças evangélicas e impulsionaram o debate nas redes sociais, levando a senadora a tornar pública a lista de requerimentos apresentados no âmbito da comissão.