Defesa de Bolsonaro apresenta defesa para amenizar condenação

Envolvidos no julgamento realizado em setembro apresentam defesa para evitar o cumprimento da pena

Publicado em 28 de outubro de 2025 às 19:32

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República -
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os embargos de declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro foram apresentados pela defesa na noite da última segunda-feira (27).O material será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF),na tentativa de reduzir a pena de 27 anos de prisão do ex-presidente, por uma série de crimes ligados à tentativa de golpe de estado.

O documento contém mais de 70 páginas ,com o objetivo de apresentar de que Bolsonaro teria “desistido” de colocar em ação o plano golpista, mas a trama já estava em andamento desde outubro, quando o então presidente foi derrotado nas urnas pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa usa a sustentação para o julgamento da ação penal 2668 e retoma de caráter formal, com o objetivo de reduzir ou absolvição da pena imposta pelos ministros do STF. Bolsonaro continua preso de forma domiciliar desde o dia 4 de agosto,por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

O STF vai julgar no mês que vem os recursos de Bolsonaro e dos outros condenados pela tentativa de golpe de estado. Os trabalhos serão realizados, de forma virtual.