'Deixem tudo!': relato de passageiro revela pânico durante saída de avião em Guarulhos

Incêndio em veículo de apoio no Terminal 2 fez passageiros abandonarem o Airbus A320 às pressas.

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 09:18

'Deixem tudo!': relato de passageiro revela pânico durante evacuação de avião em Guarulhos
'Deixem tudo!': relato de passageiro revela pânico durante evacuação de avião em Guarulhos Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O que era para ser um voo comum entre São Paulo e Porto Alegre se transformou em minutos de medo para quem estava a bordo do Airbus A320 da Latam na noite desta quinta-feira (4). Um dos passageiros registrou em vídeo o momento em que a tripulação ordena que todos deixem a aeronave imediatamente. No registro, é possível ouvir o comando em meio à gritaria: “Deixem tudo!”. A frase marcou o clima de urgência que tomou conta da cabine.

As imagens mostram a tensão dos ocupantes enquanto se inicia o processo de evacuação. Em outros vídeos gravados por quem estava dentro do avião, um foco de chamas pode ser visto próximo à fuselagem, na área onde ficam os equipamentos de solo. A fumaça cinza que rapidamente se espalhou pelo pátio também aparece nos registros, que mostram ainda passageiros já na pista, cercados por viaturas de apoio do aeroporto de Guarulhos.

Segundo a Latam, o incêndio teve origem em uma esteira de bagagens operada por uma empresa terceirizada. O equipamento atendia o voo LA3418 no momento em que apresentou falha e começou a pegar fogo. A fumaça acionou automaticamente o protocolo de segurança, levando a tripulação a iniciar a evacuação tanto pela ponte de embarque quanto pela escorregadeira de emergência.

De acordo com a companhia aérea, ninguém ficou ferido e a situação foi controlada rapidamente pelos brigadistas do aeroporto. A tripulação recebeu apoio das equipes de solo para retirar os passageiros em segurança, inclusive auxiliando crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A empresa informou ainda que todos os clientes afetados estão recebendo assistência e serão reacomodados em outros voos. O equipamento danificado passará por perícia para esclarecer as causas do princípio de incêndio.