Em prisão domiciliar, Bolsonaro passa mal e é levado às pressas a hospital em Brasília

A saída de Bolsonaro de casa ocorreu acompanhada por equipes da Polícia Penal

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 16:37

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro Crédito: Reprodução 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília, precisou ser levado ao hospital DF Star na tarde desta terça-feira (16) após apresentar crise de pressão, vômitos e soluços intensos.

A saída de Bolsonaro de casa ocorreu acompanhada por equipes da Polícia Penal, conforme explicou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, em rede social:

“Presidente Bolsonaro sentiu-se mal há pouco, com crise forte de soluço, vômito e pressão baixa. Encaminhou-se ao DF Star acompanhado de policiais penais que vigiam sua casa, por se tratar de uma emergência.”

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a prisão domiciliar de Bolsonaro, permite que ele se desloque a hospitais em casos emergenciais, mas exige que o ex-presidente comprove o motivo médico em até 24 horas.

No último domingo (14), Bolsonaro já havia passado pelo hospital para procedimentos dermatológicos. Segundo o boletim médico, foram retiradas cirurgicamente oito lesões cutâneas localizadas no tronco e no braço direito, em procedimento realizado sob anestesia local e sedação, sem intercorrências. O hospital informou que as lesões passarão por biópsia e que Bolsonaro seguirá avaliação para tratamento complementar.

Exames laboratoriais recentes apontaram que o ex-presidente apresenta anemia por deficiência de ferro e uma tomografia de tórax indicou “imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”. Durante o atendimento, ele recebeu reposição de ferro intravenosa.

O boletim médico destaca que Bolsonaro recebeu alta hospitalar, devendo continuar o acompanhamento da hipertensão arterial, do refluxo gastroesofágico e de medidas preventivas para broncoaspiração. Segundo especialistas, a anemia por deficiência de ferro tem cura completa e, quando tratada, melhora significativamente a qualidade de vida.

Com informações do G1