Empresários ajudaram PCC na morte de promotor de justiça

Dupla está presa por participação no crime, enquanto que um terceiro suspeito está foragido

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 17:30

Dupla está presa após participação no crime contra o promotor
Dupla está presa após participação no crime contra o promotor Crédito: Divulgação / Polícia Militar SP

Duas pessoas foram presas por participação para assassinar o promotor Amauri Silveira Filho. Além dele, um comandante da Polícia Militar do estado de São Paulo também seria alvo da ação que tem ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

As prisões de Mauricio Silveira Zambaldi e José Ricardo Ramos foram realizadas nos bairros Cambuí e Alphaville, em uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

As investigações apontam que José Ricardo Ramos teria sido responsável sobre monitorar a realidade do promotor, além de buscar informações sobre carros blindados e operadores contratados para a emboscada, enquanto que Maurício é dono de uma loja de motos, responsável por lavagem de dinheiro para a facção criminosa.

Ainda há participação de um terceiro elemento no crime: apontado como integrante do PCC, Sérgio Luiz de Freitas Filho, está foragido. O suspeito é considerado um dos maiores operadores do tráfico de drogas no país.

O objetivo de matar o promotor era interromper as investigações direcionadas ao PCC. Entre os crimes investigados estão tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.