Enem 2026: provas começam no próximo domingo; confira as regras para os candidatos

Exame será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro. Documento oficial com foto e caneta preta de corpo transparente são obrigatórios.

Publicado em 1 de novembro de 2026 às 16:55

Cadernos de provas do Enem.
Cadernos de provas do Enem. Crédito: Reprodução/MEC

Falta uma semana para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. As provas serão aplicadas nos próximos domingos, 8 e 15 de novembro, e os mais de 5 milhões de inscritos devem ficar atentos aos horários e às regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No primeiro dia, os candidatos farão a redação e as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no segundo domingo, serão aplicadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Horários das provas

Nos dois dias, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. No dia 8, o término está previsto para as 19h. Já no dia 15, os candidatos terão até as 18h30.

O que levar

É obrigatório apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital, e uma caneta esferográfica de tinta preta com corpo transparente. Entre os documentos aceitos estão RG, CNH, passaporte e versões digitais disponíveis nos aplicativos oficiais ou no Gov.br.

O Inep também recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Lanches e medicamentos são permitidos, mas podem passar por vistoria dos fiscais.

O que não pode

Celulares, relógios, fones de ouvido, lápis, borracha, lapiseira, corretivo, livros e anotações estão entre os itens proibidos durante a prova. Bonés, chapéus e óculos escuros também não podem ser utilizados.

Aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pela equipe de aplicação. O descumprimento das regras pode resultar na eliminação do candidato.

Reaplicação

Candidatos prejudicados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas previstas no edital na semana anterior à prova poderão solicitar a reaplicação. Os pedidos serão analisados individualmente pelo Inep.

Os gabaritos oficiais serão divulgados no portal do instituto até o décimo dia útil após a realização do segundo dia de provas.