Família de Juliana Marins pede nova autópsia quando corpo voltar ao Brasil

O translado do corpo está sendo organizado com apoio do Itamaraty. Ainda não há data confirmada para a chegada ao Brasil.

Publicado em 30 de junho de 2025 às 12:12

Juliana Marins morre aos 26 anos
Juliana Marins morre aos 26 anos Crédito: Reprodução/Instagram

A família de Juliana Marins, jovem brasileira que morreu após cair de uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, está buscando a realização de uma nova autópsia no Brasil. O pedido será feito assim que o corpo retornar ao país.

Com o apoio da Prefeitura de Niterói (RJ), cidade natal da vítima, os familiares acionaram a Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro para intermediar o pedido junto à Justiça Federal. A intenção é que seja autorizado um novo exame pericial, realizado por autoridades brasileiras, a fim de esclarecer as circunstâncias da morte.

“Acreditamos no Judiciário Federal brasileiro e esperamos uma decisão positiva nas próximas horas”, escreveu Mariana Marins, irmã da jovem, em publicação nas redes sociais.

Juliana, de 26 anos, foi localizada morta quatro dias após desaparecer durante uma trilha no Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia. O caso segue gerando comoção e repercussão no Brasil, e a família afirma que ainda há dúvidas sobre a conduta do guia que a acompanhava, além de críticas à demora no resgate.

A autópsia feita pelas autoridades indonésias apontou morte por trauma contundente. No entanto, os familiares querem uma segunda análise feita por peritos brasileiros assim que o corpo chegar ao país.

O translado do corpo está sendo organizado com apoio do Itamaraty. Ainda não há data confirmada para a chegada ao Brasil.

Com informações do Metrópoles