Fraude no INSS: atendimento presencial será feito apenas nos Correios

Correios começam a atender aposentados em 30 de maio.

Publicado em 22 de maio de 2025 às 17:31

Reprodução 
Reprodução  Crédito: Agência Brasil 

O Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (22), que o atendimento presencial de aposentados e pensionistas, para consulta de valores descontados do INSS será feito apenas nos Correios.  A consulta vai começar a partir do dia 30 de maio.  

O serviço vai contemplar os mesmos trâmites disponíveis no aplicativo e no site Meu INSS, auxiliando quem não consegue fazer o acesso sozinho.

Ao todo, 4730 agências vão dispor do serviço. O número corresponde a 73% dos municípios brasileiros. As agências do INSS continuam não fazendo atendimento presencial para pedido de ressarcimento.

Segundo o governo, o atendimento presencial foi pensado para ajudar quem têm dificuldade de acesso à tecnologia. Mas o governo sugere que seja considerado como última alternativa. As formas de atendimento preferencial ainda são o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135.

Os funcionários dos Correios vão ter acesso ao sistema do INSS. Aposentados e pensionistas vão precisar levar apenas o documento de identificação. Não será necessário apresentar o comprovante de inscrição nem o contracheque.