Gilmar Mendes manda Globo incluir Renan Santos no debate presidencial

Ministro do STF atendeu pedido e determina participação do candidato do Missão no confronto desta quinta-feira (1º).

Publicado em 1 de outubro de 2026 às 20:38

(Candidato do Missão à Presidência da República, Renan Santos)
(Candidato do Missão à Presidência da República, Renan Santos) Crédito: Divulgação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a TV Globo inclua o candidato do Missão à Presidência da República, Renan Santos, no debate que será realizado nesta quinta-feira (1º de outubro).

A decisão atendeu a um pedido apresentado pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). Com a determinação, Renan Santos passa a integrar o grupo de candidatos confirmados no confronto promovido pela emissora.

O debate deverá contar agora com as presenças de Flávio Bolsonaro (PL), Augusto Cury (Avante), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão).

A participação do candidato do Missão vinha sendo alvo de disputa jurídica. Mais cedo, a ministra Cármen Lúcia havia se recusado a analisar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada pelo partido, por entender que o pedido não preenchia os requisitos mínimos. A relatora, no entanto, não chegou a analisar o mérito da questão.

A ata da própria Globo previa a possibilidade de a emissora convidar, a seu critério, o próximo colocado nas pesquisas. Apesar disso, a TV havia optado por não incluir Renan após decisão do ministro Kassio Nunes Marques que garantiu a presença de Romeu Zema.

Com a ordem de Gilmar Mendes, a Globo fica obrigada a incluir o candidato do Missão no debate desta noite.

Com informações do portal Metrópoles