Governo Federal cria nova plataforma que vai substituir o WhatsApp

O novo aplicativo tem assinatura da Agência de Inteligência Brasileira e a finalidade de promover a comunicação interna do governo

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 10:02

Com a adoção do novo aplicativo, o governo espera minimizar risco de vazamentos e a dependência de tecnologia estrangeira. 
Com a adoção do novo aplicativo, o governo espera minimizar risco de vazamentos e a dependência de tecnologia estrangeira.  Crédito: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

O Governo Federal testa uma tecnologia de aplicativo de mensagens. Com assinatura da Agência de Inteligência (Abin), a ferramenta tem perfil próprio e a finalidade de promover a comunicação interna do governo.

A nova ferramenta traz duas funções de proteção: criptografia, desenvolvida pela própria Abin e servidores hospedados no Brasil, além da mesma proposta do aplicativo WhatsApp.

A ideia do projeto foi iniciada na gestão do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, mas ganhou força após as manifestações do 8 de Janeiro. A plataforma atual, o WhatsApp, emitiu mensagens de alertas sobre riscos de ataques, aumentando o alerta do governo sobre a segurança das informações estarem sob à administração de tecnologias internacionais.

Com a adoção do novo aplicativo, o governo espera minimizar risco de vazamentos e a dependência de tecnologia estrangeira, além de salvaguardar informações estratégicas do governo.