Governo Federal estuda atualizar limite de velocidade nas rodovias

Medida está sendo analisada em consulta pública

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 14:57

Colisão entre carreta e carro particular deixa trânsito lento no entroncamento; confira
Colisão entre carreta e carro particular deixa trânsito lento no entroncamento; confira Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O Governo Federal realizou uma consulta pública para atualizar a gestão de velocidade em ambientes urbanos. O assunto serve para que estados e municípios possam definir os limites de velocidade aplicados nas suas estradas.

O objetivo central da discussão é diminuir o número de acidentes de trânsito. Neste primeiro momento, as novas diretrizes serão aplicadas em cidades, porém incluem também vias que atravessam cidades brasileiras.

A redução de velocidade é uma das alternativas, pois há outras alternativas a serem estudadas. Os órgãos da área de trânsito sugerem que o limite de velocidade em vias urbanas seja de 30 km/h. Em alguns casos, pode ser de até 50 km/h, desde que atenda características de infraestrutura, a fim de reduzir o número de sinistros.

A mudança no limite de velocidade implicou em demora no tempo de viagem de carros nas grandes cidades. É o caso de Fortaleza (CE), por exemplo. A cada quilômetro percorrido, o tempo de deslocamento pode ser de até seis segundos adicionais.

Uma medida a ser adotada nas metrópoles brasileiras é o limite de velocidade dinâmico: placas eletrônicas adotam a velocidade de veículos, de acordo com o movimento nas rodovias brasileiras.