Gripe aviária faz China suspender compra de carne de frango do Brasil

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a suspensão da compra por 60 dias se deve ao cumprimento de um protocolo do País.

Publicado em 16 de maio de 2025 às 11:05

Carlos Fávaro
Carlos Fávaro Crédito: Reprodução Agência Senado 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou, nesta sexta-feira (16), que a China decidiu suspender a compra de carne de frango do Brasil por conta da Gripe Aviária. Fávaro disse ainda que a medida, conforme a previsão dada pelo país, vai permanecer por 60 dias e cumpre um protocolo. 

“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção, tem estrutura para fazer a contenção. Então, a restrição comercial fica na região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, disse em entrevista.

O primeiro foco do vírus da influenza aviária, em aves de criação comercial do Brasil, foi confirmado no Brasil, um pouco antes do anúncio da decisão da China. A doença foi detectada em uma granja do município de Montenegro (RS). Em países como Ásia, África e norte da Europa, a gripe já é monitorada desde 2006. 

Gripe Aviária 

O ministério da Agricultura informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos, e que os produtos inspecionados permanecem seguros para consumo e que o risco de infecção humana é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas com contato direto com aves contaminadas (vivas ou mortas). 

A pasta disse ainda que já acionou as medidas de contenção e erradicação previstas no plano nacional de contingência.