Homem é detido após incendiar banheiros na Esplanada dos Ministérios

Fogo provocou colunas de fumaça a poucos quilômetros do STF, onde julgamento de Bolsonaro estava em curso.

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 19:24

A fumaça preta pôde ser vista de longe e assustou quem passava pela região.
A fumaça preta pôde ser vista de longe e assustou quem passava pela região. Crédito: Reprodução

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (9), um jovem de 22 anos suspeito de provocar um incêndio que destruiu ao menos dez banheiros químicos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O caso ocorreu em uma área de gramado em frente ao Museu Nacional, a menos de dois quilômetros do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorria o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a major Talita Oliveira Soares, o suspeito foi encontrado nas imediações do local e levado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

Imagens das câmeras de segurança do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) ajudaram na identificação do homem, que não reagiu à abordagem policial e permaneceu em silêncio durante a prisão.

As chamas, que começaram ainda no início da manhã, geraram uma densa nuvem de fumaça preta, chamando a atenção de quem passava pela região central da capital federal.

De acordo com a PM, após atear fogo nos banheiros, o suspeito se dirigiu à rodoviária do Plano Piloto, mas retornou pouco depois para o entorno do local do crime, onde foi localizado pelos agentes.

Com informações do g1.globo