Publicado em 24 de outubro de 2025 às 14:13
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou nesta sexta-feira (24), uma notificação a aproximadamente quatro milhões de segurados que precisam fazer a prova de vida, o procedimento anual que comprova que aposentados, pensionistas e outros beneficiários ainda estão vivos. O comunicado foi realizado por meio do aplicativo Meu INSS.>
Segundo o instituto, esses beneficiários terão 30 dias a contar da data da notificação para realizar a comprovação; em caso de não cumprimento no prazo, há risco de bloqueio do pagamento do benefício.>
A prova de vida é uma exigência para todos os benefícios de “longa duração” do INSS, aposentadorias, pensões, auxílio que perdura por mais de um ano, e tem por objetivo garantir que os pagamentos sejam feitos apenas a quem de fato tem direito. >
Até recentemente, o procedimento dependia de comparecimento ao banco ou agência, mas com as novas regras o INSS passou a realizar cruzamento de dados automáticos entre várias bases governamentais para confirmar a vida do segurado, dispensando a necessidade de ação em muitos casos.>
De acordo com o INSS, a maioria dos beneficiados já está regularizada, mais de 30 milhões de pessoas tiveram a prova de vida validada automaticamente. Restam então aqueles que não foram “localizados” pelo sistema e estão sendo convocados a agir.>
Como regularizar se receber a notificação>
Para quem recebeu a notificação, as instruções são as seguintes:>
• Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login com CPF e senha e busque o serviço “Prova de Vida”.>
• Siga as orientações preenchidas; em alguns casos será necessário fazer reconhecimento facial via aplicativo.>
• Alguns bancos também permitem a realização do procedimento diretamente pelo aplicativo ou pelo internet banking.>
• Se preferir ou tiver dificuldade digital, é possível comparecer presencialmente à agência bancária que faz o pagamento do benefício, apresentando documento oficial com foto.>
Golpes e cuidados>
O INSS ressalta que não entra em contato via telefone, SMS ou WhatsApp para solicitar os dados do beneficiário, tampouco envia servidores a domicílio para coleta de documentos ou para requerer prova de vida. Qualquer mensagem desse tipo deve ser considerada tentativa de golpe.>
Por que houve essa convocação agora?>
Embora o novo modelo automático seja utilizado, há casos em que o sistema não consegue confirmar a vida do segurado por meio de cruzamentos de dados, seja por falta de registros suficientes ou ausência de biometria. Nesses casos, o INSS encaminha a notificação para que o beneficiário realize o procedimento manual.>
Além disso, a data da “prova de vida” deixou de coincidir com o mês de aniversário do titular e agora considera a partir da data da última comprovação processada.>
Por que isso importa para quem recebe benefício?>
Porque a suspensão ou bloqueio do pagamento pode afetar o sustento de muitos aposentados e pensionistas. Mesmo que o beneficiário acredite estar “em dia”, é recomendado que verifique no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 se há pendência. O procedimento, quando necessário, costuma ser rápido e simples, e tomar ciência evita surpresas desagradáveis.>