Itamaraty se manifesta após ameaça militar dos Estados Unidos ao Brasil

As novas ameaças do governo de Donald Trump ao Brasil, se referem ao julgamento de Jair Bolsonaro no STF pela trama golpista.

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 22:27

Palácio Itamaraty
Palácio Itamaraty Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Itamaraty divulgou uma nota condenando as novas ameaças do governo de Donald Trump ao Brasil, se referindo ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta terça-feira (9), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump está disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, numa referência à possível condenação de Bolsonaro.

O Itamaraty se manifestou de forma imediata: “O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”, diz a diplomacia brasileira.

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, segue o Itamaraty.

O governo brasileiro termina a nota dizendo que “repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”.