Lula grava discurso do 7 de Setembro e surpreende com novidade

Pela primeira vez em seu atual mandato, Lula grava pronunciamento do 7 de Setembro no gabinete presidencial

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 15:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, na última quarta-feira (03), em Brasília, seu pronunciamento sobre o 7 de Setembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, na última quarta-feira (03), em Brasília, seu pronunciamento sobre o 7 de Setembro Crédito: Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, na última quarta-feira (03), em Brasília, seu pronunciamento sobre o 7 de Setembro, que será exibido em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de sábado (06), véspera do feriado. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a novidade desta edição é o local da gravação.

Em pronunciamentos anteriores, a maioria das gravações havia sido realizada no Palácio da Alvorada, destacando um tom mais institucional e próximo da residência presidencial. A mudança de cenário sinaliza um novo estilo para este discurso, marcado pela formalidade e pelo simbolismo do gabinete como centro do poder executivo.

Segundo fontes ouvidas pelo colunista, o discurso terá como foco a defesa da soberania nacional, além de uma menção enfática ao PIX, reforçando o sistema como ferramenta estratégica de inclusão financeira e movimentação econômica no país.

A transmissão em cadeia nacional está prevista para a noite de sábado (06), permitindo que brasileiros de todo o país acompanhem a mensagem antes do feriado. Já no domingo (07), o presidente participará do tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, que reúne autoridades, militares e a população.

Analistas políticos destacam que os pronunciamentos de véspera de feriado são uma oportunidade para o presidente reforçar pautas de governo, dialogar diretamente com a população e projetar sua agenda política em um momento de atenção nacional.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).