Lula sofre acidente doméstico e cancela sua viagem à Rússia

De acordo com o boletim médico, o presidente sofreu um corte na nuca; sua viagem a Kazan, na Rússia, estava programada para este domingo, 20.

Publicado em 20 de outubro de 2024 às 15:03

Lula sofre acidente doméstico e cancela sua viagem à Rússia
Lula sofre acidente doméstico e cancela sua viagem à Rússia Crédito: Ricardo Stuckert PR

No Palácio do Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico. No sábado, 19, o chefe do Executivo foi hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, devido a uma lesão na cabeça.

Conforme o boletim médico divulgado neste domingo, 20, pela presidência, Lula apresentou um "ferimento corto-contuso na região occipital".

A expressão "lesão corto-contusa" alude a uma lesão provocada por um impacto que pode resultar tanto em corte quanto em contusão. A "região occipital" está localizada na parte posterior da cabeça.

Conforme o relatório médico, a equipe médica que assistiu o presidente recomendou que ele evitasse viagens aéreas de longa distância, mas o liberou para realizar suas outras tarefas cotidianas.

Devido ao acidente, Lula não poderá comparecer à Cúpula dos Brics, que ocorrerá em Kazan, na Rússia. O presidente da República participará da reunião através de videoconferência. Inicialmente, a previsão era de que ele embarcaria neste domingo, 20, às 17 horas.

Lula se encontra bem e já voltou para o Alvorada. A previsão é que o presidente realize suas atividades habituais no Palácio do Planalto na segunda-feira, 21.