Manifestantes usam bonecos de Lula e Bolsonaro para protestar

Atos no dia da Independência motivam protestos contra Lula e Bolsonaro

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 12:30

Manifestantes usam bonecos de Lula e Bolsonaro nas manifestações de hoje
Manifestantes usam bonecos de Lula e Bolsonaro nas manifestações de hoje Crédito: Reprodução

O dia da Independência do Brasil é marcado por atos em prol da democracia e também de manifestações das alas da direita e esquerda, por todo o país, neste domingo (7).

O presidente Lula tem o apoio de grupos de esquerda em uma manifestação prevista para a Praça da República, centro de São Paulo (SP). Como forma de atrair mais simpatizantes, os organizadores usam um boneco inflável do ex-presidente Jair Bolsonaro, com roupas de presidiário.

Com o apelido de “Bolsoleco”, o boneco é uma provocação ao ex-presidente, que poderá ser condenado, nesta semana, por atos antidemocráticos cometidos em janeiro de 2023, em Brasília. O julgamento será realizado entre terça (9) e sexta-feira (12/9), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Como resposta, os apoiadores de Jair Bolsonaro também se reuniram para um ato pacífico na Avenida Paulista, na capital de SP. O objetivo da manifestação é pedir a anistia do ex-presidente e dos outros sete investigados na tentativa de golpe de estado.

Os apoiadores de Bolsonaro também levaram um boneco inflável de Lula para as ruas: o “Luleco”, com roupas de presidiário, boneco que ficou conhecido durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff, em 2015.

Tanto Lula quanto Bolsonaro não vão participar dos atos programados para a tarde de hoje.