Militar acusado de planejar matar Lula quer estudar teologia

Militar da “tropa de elite” do Exército está preso e quer estudar teologia.

Publicado em 12 de maio de 2025 às 08:31

Militar da “tropa de elite” do Exército está preso e quer estudar teologia.
Militar da “tropa de elite” do Exército está preso e quer estudar teologia. Crédito: Reprodução 

Preso em operação da Polícia Federal (PF) que investigou um plano para matar o presidente Lula, o “kid preto” Hélio Ferreira Lima quer estudar teologia. O militar pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes (STF) para realizar curso superior de teologia, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), pela Faculdade Boas Novas. Na justificativa, o tenente-coronel, que atua na “tropa de elite” do Exército, disse buscar “aprimoramento intelectual e reinserção social”

A defesa do militar também solicitou a revogação de sua prisão preventiva e a autorização de visitas por videoconferência, mediante lista identificada de familiares e amigos. Os advogados argumentam que não há mais fundamento legal para a manutenção da prisão preventiva e defendem a adoção de medidas cautelares alternativas.

Lima foi preso em novembro de 2024 durante a Operação Contragolpe, da PF, junto com outros três “kids pretos”, como são chamados os militares da unidade de elite do Exército Brasileiro: o Comando de Operações Especiais. 

Com informações do Metrópoles