Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Documentação foi encaminhada ao Itamaraty após ordem do STF para trazer ex-deputado de volta ao Brasil

Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 17:52


Documentação foi encaminhada ao Itamaraty após ordem do STF para trazer ex-deputado de volta ao Brasil

Documentação foi encaminhada ao Itamaraty após ordem do STF para trazer ex-deputado de volta ao Brasil Crédito: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que já encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que está nos Estados Unidos desde setembro deste ano.

A comunicação foi feita nesta segunda-feira (22). A ordem para dar andamento ao pedido partiu do próprio Moraes, que no dia 15 de dezembro determinou que o ministério organizasse a documentação necessária para a extradição. Segundo o MJSP, o material foi enviado ao Itamaraty na última quarta-feira (17), e agora cabe ao órgão oficializar o pedido junto às autoridades norte-americanas.

Alexandre Ramagem deixou o Brasil após ser condenado pelo STF a 16 anos e um mês de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado. Ele foi considerado culpado por três dos cinco crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República.

Na última quinta-feira (18), Ramagem também teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, justamente em razão da condenação no processo que investigou os atos golpistas.

Enquanto o pedido de extradição segue em tramitação, a esposa do ex-parlamentar, Rebeca Ramagem, anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira que ele pretende lançar cursos on-line, informação que também repercutiu nas redes.