Morre aos 60 anos Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti

Escritora e artista plástica, ela enfrentava há mais de 20 anos a luta contra o lúpus

Publicado em 28 de julho de 2025 às 16:19

Dona Jacira Roque de Oliveira ao lado dos filhos, Emicida e Evandro Fióti.
Dona Jacira Roque de Oliveira ao lado dos filhos, Emicida e Evandro Fióti. Crédito: Reprodução

Jacira Roque de Oliveira, conhecida nacionalmente como Dona Jacira, morreu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. Mãe do rapper Emicida, do empresário Evandro Fióti e das irmãs Katia e Katiane, ela estava internada na capital paulista, onde vinha enfrentando complicações de saúde em decorrência do lúpus, doença autoimune com a qual convivia há mais de duas décadas. A causa da morte, no entanto, ainda não foi divulgada.

Figura conhecida no meio cultural, Dona Jacira se destacava como escritora, artista plástica e ativista. Costumava se definir como uma “detentora de saberes e fazeres” e conquistou notoriedade por sua sabedoria, suas falas potentes e a forma como se conectava com o público. Em 2016, foi homenageada por Emicida na canção “Mãe”, em cujo videoclipe aparece ao lado do filho — a produção soma mais de 19 milhões de visualizações no YouTube.

Disputa entre os filhos

Recentemente, o nome de Dona Jacira também esteve envolvido em polêmica após o rompimento da parceria entre os filhos Emicida e Evandro Fióti, que estão em disputa judicial pelo controle da Laboratório Fantasma, empresa criada por eles em 2009. Em abril, a matriarca se manifestou publicamente em defesa de Fióti.

“As hienas nos rondam, querem nossa queda. Mas não conseguirão. Fióti, sua dor é nossa dor. Quando a injustiça se instala, com todo respeito ao jurídico, as mediações de conflitos e estratégias para restabelecer a ordem é muito importante. Porém eu, Dona Jacira, digo que a maldição lançada em forma de calúnia deve ser retirada. Pela boca que a lançou. Antes que seja tarde”, declarou ela nas redes sociais.