Publicado em 1 de novembro de 2024 às 11:03
Viviane Noronha, esposa do cantor MC Poze do Rodo, foi alvo nesta sexta-feira, 1º, da Operação Rifa Limpa, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para combater sorteios ilegais promovidos nas redes sociais. A Delegacia de Defraudações (DDEF) investiga possíveis crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro, que estariam ligados a esses sorteios.
Durante a operação, todos os itens de joalheria de MC Poze, incluindo cordões de ouro, foram apreendidos. O cantor expressou indignação com a situação, dizendo: “Levaram tudo!”.
Além de Viviane, a operação também incluiu buscas contra outros influenciadores, como Roger Rodrigues dos Santos (Roginho Dú Ouro), Jonathan Luis Chaves Costa (Jon Jon), e Bolívar Guerrero Silva, um cirurgião plástico equatoriano que já foi preso anteriormente. Apesar das ações de busca, nenhum mandado de prisão foi expedido nesta fase.
As investigações apontam que o esquema operava com uma estrutura que simulava os padrões da Loteria Federal para aparentar credibilidade, mas utilizava um aplicativo customizado e não auditado, levantando suspeitas de manipulação nos resultados dos sorteios.
De acordo com a legislação brasileira, a realização de rifas requer autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, e é uma prática permitida exclusivamente para instituições sem fins lucrativos. Entre os sorteios promovidos estava o de um prêmio em dinheiro via Pix no valor de R$ 10 mil ou uma cirurgia plástica, que seria realizada pelo cirurgião Bolívar Guerrero.