Passageiros se revoltam após Latam pedir que eles paguem hospedagem durante cancelamentos

Clientes relatam filas, desorganização e incerteza após ciclone afetar voos em Brasília

Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 14:46

Clientes relatam filas, desorganização e incerteza após ciclone afetar voos em Brasília
Clientes relatam filas, desorganização e incerteza após ciclone afetar voos em Brasília Crédito: Reprodução

Passageiros que tiveram voos cancelados na manhã desta quinta-feira (11), no Aeroporto Internacional de Brasília reclamam da falta de informação e das medidas da Latam, que orientou parte dos clientes a pagar hospedagem e transporte por conta própria para solicitar reembolso depois.

O cancelamento dos voos ocorreu por causa do ciclone que atingiu o estado de São Paulo e afetou operações em vários aeroportos do país. Longas filas ainda se formavam no saguão de Brasília com pessoas tentando remarcar viagens.

A Latam informou que os passageiros podem permanecer na fila de atendimento ou buscar hotel e transporte por meios próprios, desde que guardem as notas fiscais para solicitar reembolso. Para quem escolher esperar por um novo voo, a remarcação está sendo feita no balcão da companhia.

O mecânico Igor Souza, de 28 anos, contou ao Metrópoles que viajava ao Maranhão para passar as férias e acabou vivendo um “pesadelo”. Ele chegou a Brasília às 18h30 depois de sair de Campinas e, desde então, enfrenta horas de espera. “Estamos aqui desde as 19h de ontem. Sem comer, sem dormir, sem apoio”, relatou.

Segundo ele, a Latam ofereceu hospedagem apenas se os passageiros pagassem tudo por conta própria até o próximo voo disponível, previsto para segunda-feira. “Querem que a gente pague hotel, comida, tudo, e depois leve as notas para reembolso, que ninguém sabe quando vai acontecer. Se acontecer, né? É complicado”, desabafou.

O estudante João Vitor, 36 anos, disse que recebeu a mesma orientação. Ele contou que a companhia também ofereceu um voo fretado, mas apenas para segunda-feira. Para ele, a falta de organização piorou a situação. “Mandaram a gente buscar acomodação e pronto. Virou um caos. Tinha poucos funcionários para mais de mil pessoas”, afirmou.

Uma funcionária da Latam explicou que não há mais hotéis disponíveis em Brasília com capacidade para atender às demandas da companhia, por isso os passageiros têm sido orientados a procurar alternativas por conta própria.

Em nota, a Latam informou que os clientes afetados pelos cancelamentos podem permanecer na fila ou reservar hotel e transporte por conta própria, guardando o comprovante para reembolso. O atendimento pode ser solicitado pelo WhatsApp da empresa.

A companhia também afirmou que quem não teve o voo cancelado entre os dias 10 e 12 de dezembro pode remarcar a viagem sem custo em até 15 dias, medida que ajudaria a reduzir a sobrecarga nos aeroportos.

A Latam lamentou os transtornos e afirmou que a situação é consequência de um evento climático fora do controle da companhia.