Planalto é cercado um dia antes de ato organizado por Nikolas Ferreira

Grades foram instaladas por segurança antes de manifestação marcada para domingo (25)

Publicado em 24 de janeiro de 2026 às 16:13

Grades foram instaladas por segurança antes de manifestação marcada para domingo (25)
Grades foram instaladas por segurança antes de manifestação marcada para domingo (25) Crédito: Reprodução

Neste sábado (24), o Palácio do Planalto foi cercado por grades de proteção em Brasília, um dia antes da manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), prevista para ocorrer neste domingo (25).

Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, a medida segue os protocolos de segurança diante da possibilidade de manifestações em áreas próximas à sede do Executivo. Em nota, o órgão informou que a instalação das grades tem caráter preventivo e visa reforçar a proteção do local.

O ato deve marcar o fim de uma caminhada de cerca de 240 quilômetros organizada por Nikolas, iniciada na última segunda-feira (18), em Paracatu, Minas Gerais. Batizada de caminhada pela liberdade e justiça, a mobilização segue em direção à capital federal.

De acordo com o parlamentar e apoiadores, o protesto é contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado, além de outras detenções relacionadas aos atos de 8 de janeiro. A convocação foi feita por Nikolas por meio de uma carta aberta divulgada nas redes sociais.

Em uma das publicações, o deputado afirmou que a caminhada tem caráter simbólico e não pretende substituir instituições ou leis. Nos últimos dias, outros nomes ligados à direita, como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE), além do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), apareceram ao lado de Nikolas em registros compartilhados nas redes sociais.