Polícia apura quem financiou carga recorde de cocaína apreendida em SC

Operação mira responsáveis por bancar e organizar transporte de 1,3 tonelada da droga

Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 08:45

Operação mira responsáveis por bancar e organizar transporte de 1,3 tonelada da droga
Operação mira responsáveis por bancar e organizar transporte de 1,3 tonelada da droga Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina deflagrou uma operação para identificar e prender integrantes do esquema criminoso ligado à maior apreensão de cocaína já registrada no estado, com 1,3 tonelada do entorpecente.

A ação é um desdobramento da apreensão ocorrida em 6 de novembro de 2024, na BR-101, em Itajaí. Na ocasião, a Polícia Rodoviária Federal encontrou a droga escondida no baú de um caminhão durante fiscalização de rotina. O motorista foi preso em flagrante.

Com o avanço das investigações, a Ficco-SC conseguiu mapear outros integrantes da organização criminosa, especialmente aqueles responsáveis por financiar a carga, estruturar a logística e viabilizar o transporte da droga. Nesta etapa da operação, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina e do Paraná.

De acordo com a polícia, os investigados fazem parte de uma estrutura voltada ao tráfico internacional de drogas. O grupo atuava desde a definição da rota até a contratação do transporte, a ocultação do entorpecente e a movimentação dos recursos financeiros ligados à remessa.

A Ficco-SC reúne forças da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, que atuam de forma integrada no combate ao crime organizado no estado.