Polícia Civil de São Paulo deflagra operação em todo o estado para capturar agressores de mulheres

Ação estadual marca o fim dos 21 Dias de Ativismo e amplia prisões, investigações e medidas protetivas em todo o território paulista.

Publicado em 10 de dezembro de 2025 às 11:39

Polícia Civil de São Paulo deflagra operação em todo o estado para capturar agressores de mulheres
Polícia Civil de São Paulo deflagra operação em todo o estado para capturar agressores de mulheres Crédito: Reprodução/PCSP

A quarta-feira (10), começou com equipes da Polícia Civil de São Paulo espalhadas por dezenas de municípios para cumprir mandados de prisão contra suspeitos de violência contra mulheres. A mobilização integra a Operação Hera II – SP Por Todas, que encerra oficialmente os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha iniciada no dia 20 de novembro.

A ofensiva policial foi reforçada ao longo das últimas semanas, período em que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) ampliaram investigações, pedidos de Medidas Protetivas de Urgência e diligências de busca e apreensão. Segundo a corporação, apenas durante o período da campanha foram elaborados mais de 21 mil boletins de ocorrência e registradas 8,1 mil solicitações de medidas protetivas.

Prisões e diligências mobilizam centenas de agentes

Desde o início da ação, as forças policiais realizaram 914 prisões em flagrante em todo o estado e apresentaram 305 representações por prisão, quase 200 já autorizadas pela Justiça. Nesta quarta, equipes continuam nas ruas para localizar foragidos envolvidos em crimes contra mulheres. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em cidades de todas as regiões paulistas.

A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das DDMs no estado, destaca que a iniciativa reforça o compromisso institucional de resposta rápida e eficiente diante de denúncias de violência doméstica. “Reforçamos as ações policiais para mostrar que nenhum agressor de mulher ficará impune em São Paulo”, afirmou.

Rede de atendimento especializado é ampliada

O estado conta atualmente com 142 Delegacias de Defesa da Mulher, sendo 18 unidades abertas 24 horas. Além da estrutura presencial, 170 Salas DDM funcionam em delegacias comuns, e outras 166 unidades policiais oferecem atendimento remoto por meio da DDM Online, ampliando o acesso ao serviço em situações de urgência.

Símbolo e significado da operação

Batizada em referência à deusa grega Hera, associada à proteção feminina, a operação busca reforçar a dimensão simbólica e prática da proteção às mulheres, unindo prevenção, conscientização e ação policial. Para a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o balanço completo dos mandados cumpridos será divulgado ainda na tarde desta quarta-feira.

A Operação Hera II marca o encerramento de um período de mobilização nacional, mas, segundo as autoridades, as ações para combater a violência de gênero seguem como prioridade diária na segurança pública paulista.