Prefeitura de Amapá usa IA para criar vídeo com Virginia Fonseca e Vini Jr e gera polêmica; assista

Vídeo com deepfake anunciando pagamento de servidores foi apagado após críticas nas redes sociais

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 11:43

Vídeo com deepfake anunciando pagamento de servidores foi apagado após críticas nas redes sociais
Vídeo com deepfake anunciando pagamento de servidores foi apagado após críticas nas redes sociais Crédito: Redes Sociais

A Prefeitura de Amapá (AP) gerou polêmica ao divulgar um vídeo em suas redes sociais na segunda-feira (3), utilizando inteligência artificial (IA) para criar uma simulação dos influenciadores Virginia Fonseca e Vinícius Júnior. No conteúdo, o casal anunciava o pagamento dos salários dos servidores municipais, mas a escolha da ferramenta de deepfake e o uso da música de Zé Felipe, ex-marido de Virginia, geraram críticas nas redes.

O vídeo mostrava Virginia e Vini Jr. comemorando o depósito dos salários de outubro e destacando o compromisso da prefeitura com os servidores. Porém, o uso da IA para criar imagens falsas, juntamente com a escolha polêmica da trilha sonora, causou desconforto entre os internautas. Após a repercussão negativa, a publicação foi retirada do ar.

Até o momento, a gestão municipal não se pronunciou sobre o ocorrido, e não houve explicações sobre o uso da tecnologia de deepfake para criar o conteúdo.