Quais os próximos passos após publicação da decisão do STF sobre Bolsonaro

Medida também envolve julgados do núcleo 1 da trama golpista que foi julgado no mês de setembro

Publicado em 22 de outubro de 2025 às 16:21

Julgamento de Jair Bolsonaro, no STF
Julgamento de Jair Bolsonaro, no STF Crédito: Victor Piomonte - STF

setembro

Com a publicação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas no julgamento da trama golpista em setembro, as defesas dos envolvidos terão a próxima segunda-feira (27) para apresentar defesas dos réus na corte.

A publicação da decisão foi feita nesta quarta-feira (22) e agora os advogados de defesa vão levar em conta argumentos para diminuir a pena ou absolvição de seus clientes. Os magistrados vão ter um papel importante, nesta etapa do julgamento.

Os advogados de defesa vão tentar utilizar os embargos infringentes, uma vez que houve apenas um voto pela absolvição. Neste tipo poderá haver a redução da pena ou até mesmo situações que possam extinguir a decisão do STF.

A medida será analisada pela primeira turma do STF e depois poderá ter mudança nas penas ou manutenção das mesmas, ao ponto de começar a cumprir o início da pena.

DECISÃO

A decisão foi de 4 votos a 1 pela condenação de sete pessoas envolvidas no crime de golpe de estado.São eles: Jair Bolsonaro; Mauro Cid; Alexandre Torres, Augusto Heleno; Alexandre Ramagem; Paulo Sérgio Nogueira , Walter Braga Netto e Almir Garnier