Quase 50% dos brasileiros não sabem definir o Holocausto, diz estudo

A pesquisa Conhecimento sobre O Holocausto no Brasil foi apresentada, em São Paulo, no Memorial da Imigração Judaica

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 14:35

A pesquisa Conhecimento sobre O Holocausto no Brasil foi apresentada, em São Paulo, no Memorial da Imigração Judaica
A pesquisa Conhecimento sobre O Holocausto no Brasil foi apresentada, em São Paulo, no Memorial da Imigração Judaica Crédito: Senado Federal

O conhecimento da população brasileira sobre o Holocausto é superficial. É o que mostra um estudo inédito apresentado pelo Grupo ISPO, nesta quinta-feira (22), em São Paulo. Segundo o material, 46,8% das pessoas não sabe definir o que foi o genocídio de judeus cometido pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Realizada em 2025, a pesquisa foi encomendada por quatro instituições: Confederação Israelita do Brasil (Conib); Memorial do Holocausto, de São Paulo; Museu do Holocausto, de Curitiba; e a organização sem fins lucrativos StandWithUs Brasil.

No geral, o conteúdo demonstra que falta acesso sistemático, contínuo e qualificado à educação histórica, apesar de haver reconhecimento social da relevância do tema.

Conhecimento no Brasil sobre o Holocausto

A apresentação dos dados ocorreu no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no bairro Bom Retiro, região central da capital paulista. Na ocasião, estiveram presentes dois sobreviventes da perseguição sistemática que moram atualmente no Brasil: o húngaro Gabriel Waldman, nascido em 1938, e a belga Hannah Charlier, nascida em 1944.

Com informações do Metrópoles