Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm alerta para tempestade

Algumas regiões podem ter vento forte e granizo na véspera de Natal; muitos paraenses se mudaram para o sul do país em busca de melhores condições de vida

Agência Brasil

[email protected]

Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 16:19

Sul do Brasil enfrenta chuva forte e granizo -
Sul do Brasil enfrenta chuva forte e granizo - Crédito: Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (24) um alerta de tempestade (perigo e perigo potencial) para grande parte do Rio Grande do Sul e também para todo o estado de Santa Catarina.

O estado catarinense está todo sob alerta vermelho, segundo o Inmet, o que indica perigo. Pode haver chuva entre 50mm/dia e 100mm/dia e ventos intensos, de 60 km/h a 100km/h, além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica e pode haver queda de árvores e alagamentos.

Para a capital Florianópolis, a previsão para esta tarde é de muitas nuvens com chuva isolada e vento fraco a moderado com rajadas. A noite terá muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Os ventos serão fracos e moderados com rajadas.

O Rio Grande do Sul terá chuva moderada a pontualmente forte, ventos de intensidade variada e granizo nesta tarde e à noite.

O alerta vermelho vale para as regiões central e norte do estado gaúcho, o que inclui a capital Porto Alegre e região metropolitana. A área pode receber chuva entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50mm a 100mm. Pode haver ventos entre 60 quilômetros por hora (km/h) a 100km/h e queda de granizo.