Publicado em 18 de agosto de 2024 às 09:36
Ainda em vida, o apresentador Silvio Santos disse que quando morresse, queria que seu sepultamento seguisse o rito judaico e que seu corpo fosse levado diretamente ao cemitério. Por isso, não haverá velório público do apresentador. Silvio Santos morreu neste sábado,17, em São Paulo, aos 93 anos, no Hospital Albert Einstein.
Como funciona o rito judaico
Na tradição judaica, o enterro do corpo é feito sem ostentação. Segundo a Congregação Israelita Paulista, o objetivo é “frisar a igualdade de todos os seres humanos em sua morada final”. Assim, o enterro ocorre sem enfeites ou flores.
Ainda conforme a CIP, os judeus não cultuam os mortos. Assim, para evitar a idolatria, o local do sepultamento de Moisés é desconhecido.
Também não há o costume de exibição do morto em caixão aberto. Pela tradição judaica, a exibição do morto é considerada um “desrespeito ao falecido”, conforme cartilha do Cemitério Israelita de São Paulo. Assim que a morte é constatada, o corpo deve ser coberto por um lençol.
O corpo é sepultado ainda com uma mortalha branca e simples. Outra tradição é a de lavar o corpo antes do enterro. O ritual simboliza a purificação e uma homenagem prestada ao falecido.
Com informações do Metrópoles