Sisu 2026 abre consulta de vagas e inscrições começam em 19 de janeiro

Programa oferece 274,8 mil vagas em universidades públicas de todo o país; busca já pode ser feita no site

Publicado em 11 de janeiro de 2026 às 17:09

Programa oferece 274,8 mil vagas em universidades públicas de todo o país; busca já pode ser feita no site
Programa oferece 274,8 mil vagas em universidades públicas de todo o país; busca já pode ser feita no site Crédito: Reprodução

Neste domingo (11), o Ministério da Educação liberou a consulta de vagas do Sisu 2026 para candidatos que fizeram o Enem 2025. A partir de agora, já é possível verificar cursos disponíveis, quantidade de vagas e regras específicas de cada universidade, como notas mínimas e critérios de cotas.

A pesquisa pode ser feita diretamente no site do programa, com filtros por curso, instituição de ensino ou município. Apesar da liberação da consulta, as inscrições ainda não estão abertas. O prazo para se inscrever no Sisu começa no dia 19 de janeiro e segue até as 23h59 do dia 23.

O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro. Segundo o MEC, esta será a maior edição do Sisu já realizada, com mais de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação, oferecidos por 136 universidades públicas em todo o Brasil.

Entre os cursos com maior número de vagas estão Pedagogia, com 10.145 oportunidades, seguida por Administração e Matemática. Desde 2024, o Sisu passou a ter apenas uma edição por ano, substituindo o modelo anterior que previa seleções semestrais.

Após a divulgação do resultado, os aprovados poderão realizar a matrícula a partir do dia 2 de fevereiro. Quem não for selecionado na chamada regular ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.