Ventania desvia voos em São Paulo e causa mal-estar em passageiros

Aeroporto de Viracopos recebeu nove aeronaves que não conseguiram pousar na capital após rajadas de quase 100 km/h

Publicado em 10 de dezembro de 2025 às 19:16

Passageiros passaram mal durante ventania -
Passageiros passaram mal durante ventania - Crédito: Reprodução

A forte ventania que atingiu São Paulo nesta quarta-feira (10) provocou uma série de transtornos no transporte aéreo e obrigou ao menos nove voos a alternarem para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. As aeronaves tinham como destino Congonhas ou Guarulhos, mas não conseguiram pousar na capital devido às condições meteorológicas adversas.

Entre os voos desviados, um que vinha de Curitiba e pousaria em Congonhas registrou turbulência intensa durante a aproximação. Passageiros passaram mal a bordo e precisaram ser atendidos ao chegarem em Campinas.

De acordo com a administração de Viracopos, entre 9h45 e 14h40 o terminal recebeu sete voos originalmente destinados a Congonhas e outros dois vindos para Guarulhos.

Os ventos fortes também deixaram marcas por toda a Região Metropolitana de São Paulo. Mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia, árvores caíram em diversas vias, parques foram fechados, voos acabaram cancelados e até hospitais tiveram consultas suspensas. Na estação do Inmet na Lapa, Zona Oeste, as rajadas chegaram a 98 km/h, força suficiente para provocar danos e alterar a operação de diferentes serviços na cidade.

Fonte: g1.globo