Vereadora do PT é atacada durante carreata em Minas Gerais

Iara Pimentel participava de mobilização pró-Lula em Montes Claros, onde legisla e foi atingida por garrafas e tijolos.

Publicado em 25 de outubro de 2026 às 12:06

Vereadora foi atingida por uma pedra, mas foi liberada em seguida -
Vereadora foi atingida por uma pedra, mas foi liberada em seguida - Crédito: Reprodução. 

Por Rui Guilherme Filho - Belém (PA)

A vereadora Iara Pimentel (PT) sofreu um atentado causado por supostos militantes do PL durante uma carreata de apoio ao candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, na noite deste sábado (24) em Montes Claros, interior de Minas Gerais.

Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram objetos, como garrafas de vidro e tijolos, sendo arremessados contra o carro de som onde ela estava, com uma pedra atingindo o rosto de Iara. A parlamentar foi ferida no rosto e deixou o local em uma ambulância do Samu, onde foi levada para a Santa Casa da cidade, e já recebeu alta. 

Em nota de repúdio, publicada por Iara, a parlamentar afirma que uma manifestação política divergente não justifica violência: 

“É inadmissível que pessoas sejam agredidas por expressarem suas posições Épolíticas. Nenhuma divergência política justifica a violência. A democracia pressupõe liberdade de manifestação, respeito às diferenças e o direito de participar da vida política sem medo de ameaças ou agressões”.

Iara Pimentel -

Vereadora do PT em Montes Claros. 

Até agora, os agressores não haviam sido identificados, mas segundo informações preliminares, usavam roupas amarelas, com bandeira do Brasil e com o número 22, alusivos à campanha de Flávio Bolsonaro (PL).

Até agora, os agressores não haviam sido identificados, mas segundo informações preliminares, usavam roupas amarelas, com bandeira do Brasil e com o número 22, alusivos à campanha de Flávio Bolsonaro (PL).

O deputado federal Paulo Guedes (PT), que estava com a vereadora no momento do atentado, afirmou que os manifestantes que estavam em motos foram agredidos com chutes:

“Nenhuma divergência política justifica a violência. O direito de manifestação é garantido pela democracia, e ninguém pode ser agredido por pensar diferente. Repudio veementemente esses atos de intolerância e cobro apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos”.

Paulo Guedes -

Deputado Federal PT-MG

Em nota, a Polícia Militar informou que o conflito teve início após o encontro de duas carreatas, ocasião em que houve relatos de arremesso de objetos e agressões físicas. Equipes da PM atuaram na contenção do tumulto e no levantamento de informações sobre os fatos.

Além da vereadora Iara Pimentel, outro vereador, de 44 anos, também relatou ter sido atingido durante a confusão. Dois homens, de 31 e 54 anos, que participavam das manifestações, relataram agressões físicas, ameaças e danos materiais, segundo a PM.

A Polícia Civil esclareceu que acompanha a ocorrência “envolvendo agressões e arremesso de objetos durante manifestações políticas na avenida Deputado Esteves Rodrigues”. Disse ainda que os fatos serão apurados para esclarecer as circunstâncias e identificar os envolvidos.